Orientação Técnica 10/09/2008
Estamos publicando uma síntese dos relatos dos Professores Coordenadores sobre as ações desenvolvidas no dia 27 de agosto de 2008 sobre IDESP/SARESP.
EE Sup. Paulo Idevar Ferrarezi
P.C. Sandra
No dia 27 de agosto iniciamos os trabalhos refletindo sobre os índices do IDESP/SARESP conforme as orientações estabelecidas pela SEE-SP.
A equipe de professores da U.E. propôs ações pedagógicas para melhorar o rendimento dos alunos e assim reverter os índices.
Algumas destas ações estão desenvolvidas no horário matutino e à tarde nas Oficinas Curriculares, por exemplo, os professores de Matemática e Língua Portuguesa estão trabalhando com os alunos com dificuldades nas aulas de reforço e hora da leitura com uma aula na sala de aula e outra na biblioteca.
A escola enfrenta problemas com a falta de professores, um dos professores de matemática está de licença saúde e o professor eventual tem dificuldade para cumprir o planejamento proposto para esta disciplina. A Professora Coordenadora tem colaborado ensinando tabuada aos alunos. A escola está programando um passeio ao sítio como prêmio aos alunos que se destacarem na tabuada.
O trabalho com os professores eventuais é acompanhado pela Professora Coordenadora com atividades orientadas para as necessidades de aprendizagem dos alunos.
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EE Bendito de Lima Tucunduva
Professora Coord. Adriana
Além do trabalho orientado pela SEE-SP a escola está propondo as seguintes ações:
_Trabalho em conjunto com os pais para melhor compreensão dos significados dos índices do IDESP e a importância do SARESP como parte da formação dos alunos.
_Interpretação dos índices em anos anteriores para orientar o planejamento e o trabalho pedagógico da escola.
_Treinamento com os gabaritos da Olimpíada de Matemática como forma de preparar para uma cultura de prova, a idéia é que os alunos compreendam melhor a sistemática desse tipo de avaliação.
A Unidade Escolar enfrenta problemas com a falta de professores.
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EE Maria Mar ques Noronha
Professora Coord. Gislaine
Esta escola também está desenvolvendo ações com questões e os gabaritos de provas anteriores a fim de preparar melhor os alunos para provas de avaliação externa.
A leitura e a produção de texto é trabalhada em todas as disciplinas.
A escola tem problemas com a falta de professores.
Uma das sugestões apontadas foi que a SEE-SP disponibilize recursos específicos para que a escola possa realizar simulados e provas.
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EE República do Peru
Professora Coord. Silvanir
Algumas sugestões da escola para a realização de provas e simulados usar o mimeógrafo e o episcópio e assim conseguir produzir parte dos materiais para os alunos.
A coordenadora ressaltou a boa vontade dos professores em desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade centrado nas dificuldades dos alunos.
A preocupação em criar uma cultura de avaliações nos mesmos moldes das avaliações externas e em 2009 a realização do provão bimestral.
Além dos problemas de faltas de professores o HTPC da escola tem horários fragmentados a solução encontrada foi a de marcar as reuniões aos sábados.
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EE João Garcia de Haro
Professora Coord. Elisete
Trabalho com os docentes para interpretar os dados e a elaboração de questões interdisciplinares no mesmo padrão das provas externas.
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EE Erotides Apª Oliveira
Professora Coord. Adriana
Plano de trabalho com metas e estratégias
Professores reaplicaram as provas do SARESP de 2007 para a 8ª E.F. e 3ª E.M., após a prova foi verificado os erros mais comuns e as habilidades e dificuldades que precisariam ser trabalhadas em sala de aula.
O resultado das provas foram divulgados no mural da escola para que os professores pudessem elaborar questões e planos de aulas de acordo com as habilidades que os alunos tinham maior dificuldade em desenvolver.
No dia 27 de agosto foi elaborado um relatório sobre as ações que a escola está desenvolvendo sobre o SARESP, com atenção especial para a devolutiva e correção das provas dos alunos.
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EE Celso Pacheco Bentim
Professora Coord. Lucinéia
No dia 27 de agosto a Professora Coordenadora elaborou e realizou uma oficina com os professores de Matemática e Língua Portuguesa.
Ênfase no trabalho interdisciplinar.
A escola tem dificuldade com a falta de professores de Matemática.
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EE Roque Celestino Pires
Professora Coord. Keia
Os professores fizeram a mesma prova dos alunos. Trabalho interdisciplinar.
HTPC – formação continuada.
Falta de material para realizar materiais (sulfite) e simulados para os alunos.
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EE República da Costa Rica
Professora Coord. Ivone
Gráficos e levantamento de questões em matemática.
Atividades avaliativas sobre o SARESP desenvolvidas com os alunos da 8ª EF e 3ª série do EM.
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EE Esmeralda Becker
Professora Coord. Ivoneide
Trabalho de leitura e interpretação de gráficos com os índices do IDESP/SARESP, levantamento de habilidades a serem desenvolvidas.
Dificuldade com a falta e licença de professores.
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EE Odete Algodoal
Professor Coord. Mario
Foi seguida a agenda proposta pela SEE-SP, com discussão dos materiais e sugestões dos professores. A supervisora Denise acompanhou os trabalhos fazendo intervenções para orientar o trabalho pedagógico da escola.
Além disso, os professores elaboraram questões interdisciplinares no mesmo padrão das questões do SARESP, este fato foi importante para que os docentes percebessem a importância do trabalho interdisciplinar e como a avaliação externa pode contribuir para a formação dos alunos e dar direções no re-planejamento da escola. As questões foram apresentadas e comentadas pelos professores.
Os Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica de LP e Mat Antonio Cláudio e Cristiane Groppo desenvolveram um trabalho de orientação didática com os cadernos do professor.
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comentário:
As escolas perceberam pontos comuns e outros nos quais são específicos, puderam trocar idéias e aprender com a experiência do colega.
Foi sugerido um trabalho de formação continuada para os professores eventuais.
O acesso ao site da SEE-SP no link “fale conosco” como canal de interlocução para postagem de questões e problemas que a escola está enfrentando.
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